segunda-feira, 20 de março de 2017

Palo Santo

Palo Santo


Relacionado ao elemento ar, o incenso tem a incumbência de levar a prece para o céu, representando a percepção da consciência que (no ar) está presente em toda parte.



Palo santo significa "madeira sagrada"; é o nome espanhol da bursera graveolens. É uma madeira aromática natural muito rara, utilizada ancestralmente pelo xamanismo inca e pelos povos andinos como um poderoso meio de proteção, purificação e limpeza espiritual. Tem sido encontrado vestígio de Palo Santo em vários centros cerimoniais pré-incaicos. O Palo Santo, como forte traço cultural das tradições espirituais andinas, continua presente nos muitos rituais xamánicos, como nas cerimônias de Ayahuasca (Santo Daime, Mariri, Vegetal) e do cactus San Predro (Wachuma) e sessões de cura e limpeza.

Esta árvore vive na região sul americana de Gran Chaco (no norte da Argentina), Paraguai, Bolívia e no Mato Grosso brasileiro.

Tem um cheiro surpreendentemente forte e doce quando queimado, por isso o palo santo é usado como incenso.

O mais interessante é o processo pelo qual a árvore deve passar para se transformar em Palo Santo. É necessário que a árvore morra naturalmente no seu meio ambiente quando completar entre 80 e 90 anos. Depois de tombar, também naturalmente, deve ficar repousando no local de 4 a 10 anos para a madeira adquirir a resina e se transformar em Palo Santo. Considerada mágica, esta madeira sagrada, como uma Fênix, deve esperar a morte para passar pelo processo de renascimento, através da ação do tempo, das variantes do meio ambiente e sem a intervenção humana.




O Palo Santo tem um maravilhoso aroma que acalma e relaxa. É totalmente natural, sem produtos químicos nem inflamáveis. Dentre dos muitos usos, destaca-se: poderoso instrumento para alinhar o vórtice energético dos chacras, harmonizador, purificador e protetor de pessoas e ambientes, defumador, ideal para aplicação de moxa, além de ser um excelente repelente de insetos de comprovada eficácia.

Esta madeira tem um aroma muito forte e reconfortante, não comparável a qualquer outro. Queimando um pequeno pedaço de madeira, obtens um ambiente pacífico e aconchegante e põe-te num estado de espírito relaxado.